O zero42 é uma organização brasileira dedicada a compreender os impactos sociais e criar as estruturas necessárias para o desenvolvimento democrático de tecnologias.

Assim como queremos um sistema político que seja democrático, acreditamos que as ferramentas que utilizamos para lidar com o mundo também deveriam ser democraticamente escolhidas.

O espaço de discussão deve ser ampliado para abranger universidades, governos, empresas e a sociedade em geral. Grande parte das discussões sobre tecnologias e seus impactos são restritas a pequenos grupos de pessoas privilegiadas. Mas nenhum dos impactos que elas trazem são restritos, e a sociedade como um todo acaba assumindo posições que ela não necessariamente escolheu.

Queremos estabelecer estruturas para criar novas tecnologias, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, incluindo vozes e visões que normalmente são deixadas de lado.

 
criamos espaços para que histórias sobre o futuro se manifestem
 

Beatrys Rodrigues
Explora a intersecção entre cultura e tecnologia, com atenção extra em gênero e sexualidade. Especialista em pesquisa, facilitação e comunicação. Entusiasta em gaming e storytelling.


Bruno Kunzler
Pesquisa sobre a fusão entre tecnologia e humanidades, com foco em inteligência artificial.  Especialista em pesquisa, estratégia de negócios e educação. Se formando como data scientist.


Eduardo Marcondes
Estuda o impacto da comunicação na nossa interpretação do mundo. Especialista em comunicação digital, UX e pesquisa. Entusiasta da filosofia e discussões conceituais.


Lucas Castro
Estuda os significados das imagens em produções artísticas e jornadas de usuários. Especialista em UX e desenvolvimento de produtos digitais. Entusiasta de novas tecnologias e do reddit.

image-divider-1.png